08 abril 2009

O Pontão dos Rastas

Vista aérea do Pontào num dia clássico.

Numa noite gelada no início do século XVIII, um navio de piratas carregado com escravos jamaicanos roubados de um galeão Inglês, naufragou quando bateu no recife conhecido por Laje do Maluco. Os Piratas, na ânsia de salvar a sua carga, tiveram que libertá-la. E assim, nessa manobra arriscada, os que não desapareceram no mar, perderam a vida nas mãos de seus prisioneiros. Os escravos, levados pela corrente de sul, foram parar numa praia de ondas enormes e violentas. Acabaram estabelecendo-se ali, devido à beleza do lugar e por se sentirem protegidos pelas grutas daquela enorme ponta de mato e rocha. Seus descendentes estão lá até hoje e criaram um reduto da excêntrica culinária Jamaicana. Três séculos de dominação inglesa na Jamaica, asseguraram o sabor dos bolos de frutas, das carnes estufadas de carneiros e das geléias de pimenta e gengibre. Os indianos, contratados pelos ingleses, para trabalhar nas novas culturas (Jamaica) embarcaram com a magia da mistura de várias especiarias. Assim vocês podem ter uma idéia do que rola por lá hoje em dia; um reduto de rastafaris especialistas em culinária jamaicana. Este é um pequeno resumo da história do“Pontão dos Rastas”, como passou a ser conhecida pela galera, esta linda baía no sul de Wavetoon. Quando a ondulação está de sul e vento vira para nordeste, pode ir para o Pontão que estará clássico, sem chance de errar. Se você tiver coragem de saltar na guilhotina, vai surfar esquerdas e direitas tubulares, perfeitas e pesadas. Depois de passar por essa experiência, nada melhor que comer um carneiro ao curry no restaurante do meu amigo Hailé, que apesar de vegetariano proporciona estas surpresas para os amigos. Após o banquete, é relaxar e dar boas gargalhadas degustando suas ervas aromáticas com os pés sobre a mesa.

Momento de descontração no restaurante do Hailé (sentado no guarda-corpo)

O Hailé, me abriu a receita do famoso Carneiro ao Curry e convida-os a frequentar o lugar. Manjar dos deuses!!! Vale a pena conferir.
Segue aí o presente do Hailé!!!
Ingredientes
- 500 gr de carneiro em cubos médios
- 3 colher(es) (sopa) de óleo de soja
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)
- 1 dente(s) de alho picado(s)
- 2 colher(es) (chá) de gengibre picado(s)
- 2 colher(es) (chá) de curry em pó
- 1 colher(es) (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada(s), sem semente(s)
- 2 unidade(s) de cardamomo
- 2 colher(es) (sopa) de côco ralado(s)
- 1 xícara(s) (chá) de extrato de tomates
- 2 xícara(s) (chá) de água
- 1 colher(es) (sopa) de coentro picado(s)
- quanto baste de sal
Preparação: Aqueça uma panela de pressão e acrescente o óleo. Sele o carneiro e reserve. Refogue a cebola na mesma panela. Quando estiver ligeiramente dourada acrescente o alho, o gengibre, a pimenta, o côco ralado e mexa bem. Volte a carne para a panela, acrescente o extrato de tomate, o curry, o cardamomo e a água. Tempere com um pouco de sal, feche a panela e deixe cozinhar por 45 minutos. Sirva acompanhado de arroz jasmim ou arroz branco.- Se você não tiver uma panela de pressão você deve cozinhar em fogo baixo por 3 horas, acrescentando água se necessário.

Nenhum comentário: